banner 3.jpeg

Ideb: rede estadual de educação da Bahia é a pior do Brasil

12/09/2018

 

A Bahia tem a rede de escolas públicas estaduais com notas mais baixas do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Nas séries finais do Ideb Feira só aumentou 8 décimos em 12 anos
 

227 municípios têm Ideb maior que Feira nas séries iniciais

 

 

Desde a semana passada tem sido comentado o último lugar da Bahia no Ensino Médio porque a imprensa nacional focou nesta etapa e na Bahia os órgãos de comunicação não se deram ao trabalho de analisar a fonte primária dos dados divulgada pelo MEC, na qual se pode verificar que o estado é também o último nas Séries Finais do Ensino Fundamental (8ª série, 9º ano).

 

Indo mais fundo na análise (a planilha pode ser baixada no site do MEC, mas os dados também estão acessíveis online em http://ideb.inep.gov.br/), descobrem-se outras informações lamentáveis.

 

Nos Anos Iniciais a Bahia ficou em último na primeira edição do Ideb, em 2005. Herança do carlismo. Mas Jaques Wagner assumiu em 1 de janeiro de 2007. A Bahia repetiu esta última posição em 2007 e 2009 (o Índice é medido a cada dois anos). 

 

Em 2011 e 2015 foi o antepenúltimo estado.

 

Em 2013 ficou na frente de quatro estados.

 

Só melhorou a posição agora em 2017, quando superou com folga a meta e com isso está melhor que outros nove estados. Lembrando que este resultado é somente nas Séries Iniciais, que por sinal estão com notas melhores em todo o Brasil.

 

 

Os gráficos abaixo com as Metas e Notas nas três etapas avaliadas detalham a situação.

 

No Ensino Médio a Bahia alcançou o alvo em 2007 e 2009 e desde então só piora, afastando-se mais da meta a cada edição e caindo para a última posição no Brasil. Em 2017, retornou para a nota 2,7, registrada no começo do processo, em 2005.

 

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DE CADA ESTADO NESTE LINK

 

 

 

Meio décimo por ano é o avanço registrado na Bahia nas Séries Finais do Ensino Fundamental. Em 12 anos de realização do Ideb a nota cresceu apenas 6 décimos e nunca superou a meta em sete edições da avaliação.

 

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DE CADA ESTADO NESTE LINK


 

Nos Anos Iniciais as metas vêm sendo superadas desde 2009. No entanto, como os outros estados melhoraram mais, a Bahia permaneceu na última ou entre as últimas posições até 2015, avançando de forma mais significativa apenas em 2017.

 

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DE CADA ESTADO NESTE LINK

 

Compartilhar
Tuitar
Please reload

NOTÍCIAS RECENTES
Please reload

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados