banner 3.jpeg

O que diziam as pesquisas em 2014 a 40 dias da eleição

25/08/2018

Em 2014 Rui Costa era o candidato do governo mas largou lá de trás. Desconhecido, começou com baixos índices nas pesquisas. A esta altura, porém (final de agosto), já aparecia  com 15% no Ibope e 21% no Babesp (o DataNilo, de Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa).

 

José Ronaldo hoje aparece com 8% no Ibope. Surgiu um certo Real Time Big Data dando-lhe 18%. O RTBD talvez seja o equivalente do Babesp nesta eleição. O que é ruim para o candidato de oposição é que a tradição do Ibope era inflar os índices dos candidatos do DEM e agora deu-se o contrário. 

 

Diferenças importantes entre as regras das duas eleições: 1) em 2014 as campanhas puderam começar oficialmente mais de um mês antes, em 6 de julho; 2) o horário eleitoral em rádio e TV começou em 19 de agosto, 12 dias antes do que será em 2018.

 

As mudanças feitas agora, que reduziram o tempo de campanha, favorecem a quem está na frente e prejudicam quem vem de baixo.

 

CENÁRIOS DE 2014

 

O Ibope realizou seis pesquisas em 2014 e o Babesp cinco.

 

Divergiram bastante, aproximando-se apenas nas duas últimas. Basta uma rápida olhada nos gráficos abaixo para notar que a distância entre Souto e Rui era muito maior no Ibope do que no Babesp.

 

Acabaram errando os dois, porque viram um empate na reta final mas Rui Costa venceu com folga.

 

Os dois institutos fizeram pesquisas em datas muito próximas (as datas aparecem na parte de baixo dos gráficos). Mas os resultados eram muito diferentes. Babesp sempre mostrando um estreitamento da diferença entre Souto e Rui e o Ibope registrando o crescimento do petista mas mantendo Paulo Souto estável acima de 40%.

 

 

PESQUISAS DO IBOPE EM 2014

 

 

 

PESQUISAS DO BABESP EM 2014

 

 

Compartilhar
Tuitar
Please reload

NOTÍCIAS RECENTES
Please reload

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados