728x90_mot5.gif

Ações da Frente Parlamentar são ressaltadas em sessão do Dia da Pessoa com Deficiência

07/12/2017

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi realizada na manhã desta quinta-feira (07), uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana. A iniciativa foi do vereador Roberto Tourinho (PV) e contou com a presença do deputado estadual e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência da Bahia, Angelo Almeida (PSB).

 

O vereador Roberto Tourinho ressaltou diversas leis aprovadas em benefício das pessoas com deficiência na Casa Legislativa Feirense como a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, em sintonia com a proposta apresentada pelo deputado Angelo Almeida na Assembleia Legislativa da Bahia.

 

A presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Maria Gorete Cerqueira, fez referência a Lei Brasileira de Inclusão “O Estatuto traz uma série de benefícios para quem tem limitações físicas, motoras e sensoriais e precisamos continuar lutando por isso, apesar das dificuldades. Precisamos estar lado a lado abraçados com todas as pessoas com deficiência para que o movimento se fortaleça e com ele as nossas conquistas”, ressaltou.

 

Diversas entidades que representam as pessoas com deficiência na cidade também participaram, a exemplo da Associação Mãos que Sonham, Cromossomos 21, APAE, Associação Feirense Surdos, além do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

A presidente da Associação Mãos que Sonham, Auriceia Moreira, pediu compaixão com a comunidade surda. “A Mãos que Sonham representa a voz das famílias dos surdos. A questão da deficiência não é incapacidade, mas significa que a pessoa precisa de apoio e ajuda para estar em igualdade com os demais”, afirmou. Auriceia definiu a presença de interpretes de libras nos órgãos e repartições públicas como uma das principais reivindicações da classe e sugeriu que a libra fosse universalizada. “Assim como aprendemos inglês, espanhol e outras línguas estrangeiras na escola deveríamos também a linguagem de sinais. De acordo com ela, em Feira de Santana existem três mil pessoas surdas.

 

Já o presidente da Cromossomos 21 convidou a comunidade para visitar a entidade. “Nós precisamos da contribuição da comunidade”, afirmou. Ele homenageou ainda o vereador Roberto Tourinho pelo compromisso com a causa.

 

O deputado estadual Angelo Almeida relatou as atividades quem vem sendo realizadas pela Frente Parlamentar desde a sua instalação em julho deste ano. “Mais recentemente entregamos uma Carta Aberta ao Governador Rui Costa com demandas importantes como a criação do Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência e a realização de Reda ou concurso público para contratação de intérpretes e brailistas para o funcionamento dos núcleos de apoio das universidades estaduais”, informou.

 

Compartilhar
Tuitar
Please reload

NOTÍCIAS RECENTES
Please reload

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados