HOSPITAIS.png

Laudo aponta oxidação de estrutura e falta de manutenção por desabamento do Centro de Convenções

10/11/2017

 

O desabamento do Centro de Convenções de Salvador, ocorrido em setembro de 2016, foi causado por excesso de oxidação da estrutura e por falta de manutenção, segundo laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

 

Segundo os peritos Roberto Muiños Ventin, Cláudio Fernando Silva Macedo e Paulo Geraldo Mendes Botelho, a falta de manutenção adequada da estrutura provocou efeitos irreversíveis na oxidação do aço levando ao rompimento da estrutura.

 

Os peritos estiveram nos escombros do Centro de Convenções duas vezes em setembro do ano passado e em fevereiro deste ano.

 

Em nota, a Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia informou que, "sob a orientação de técnicos e especialistas, o Governo do Estado realizou uma série de intervenções no Centro de Convenções da Bahia para garantir a manutenção do equipamento ao longo dos últimos anos. De 2002 a 2016, foram R$ 29,2 milhões investidos em intervenções físicas".

 

O documento ainda diz que "o incidente aconteceu durante a realização de mais um serviço de manutenção, que teve como objetivo reforçar os tirantes do Centro. O trabalho realizado por uma empresa contratada pelo Governo do Estado obedeceu a uma escala de prioridades definida por laudo técnico".

 

O Centro de Convenções da Bahia está fechado há mais de dois anos. O trade turístico baiano fala em prejuízos devido a não realização de eventos de grande porte na cidade, e diz que o estado está perdendo turistas para "destinos concorrentes".

 

Já sem abrigar grande eventos, o Centro de Convenções foi interditado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) no dia 20 de maio de 2015, após a constatação da falta de projeto e equipamentos de incêndio e pânico, como também de manutenção predial.

 

O local foi fechado para obras, mas em setembro de 2016, parte da fachada do prédio desabou. Após o incidente, o governo do estado começou a desmontar a estrutura e ficou de definir um novo local para abrigar o Centro de Convenções. Esse novo local, no entanto, ainda não foi definido.

 

Fonte: G1

Foto: Mauro Anchieta

Compartilhar
Tuitar
Please reload

NOTÍCIAS RECENTES
Please reload

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados