728x90_mot2.gif

Começa nesta quinta (26) o III Encontro Territorial de Arte e Cultura Estudantil, em Ipirá

26/10/2017

Os Projetos Artísticos e Culturais desenvolvidos pelas 27 Unidades Escolares da Bacia do Jacuípe compõem um conjunto de ações pedagógicas de fomento das diversas linguagens. A partir das orientações dos professores, os estudantes são motivados a dar vazão à criatividade, buscando valorizar a cultura local e os elementos de identidade do Território. Muitas Escolas escolhem fazer a culminância dos projetos, vinculada a um tema norteador, fortalecendo, assim, a pesquisa e a produção coletiva.

 

Nesse sentido, consolidam-se as políticas públicas destinadas à juventude estudantil, como garantia das distintas formas de aprendizagens e melhoria da qualidade da educação em nossas escolas. A música, o canto, as artes visuais, a literatura, o cinema, o teatro, a fotografia e a dança são linguagens que vêm sendo mobilizadas nos estudantes da Rede Pública Estadual por meio de projetos estruturantes, diversificando os saberes nos currículos escolares e garantindo o direito ao conhecimento e à cultura.

 

A abertura do III Encontro Territorial de Arte e Cultura Estudantil, com o tema “Pertencimento e Protagonismo Juvenil na construção da Identidade do Território” foi pautada pela diversidade das produções artísticas dos estudantes das 27 Unidades Escolares Estaduais da Bacia do Jacuípe, que vão da cultura nordestina ao hip-hop americano, das letras de música que falam de amor às que fazem protesto, dos textos literários que tratam dos temas universais e regionais, da linguagem panfletária e da linguagem figurada. Enfim, diversidades no seu lócus e para além dele.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 26/10 (Quinta-Feira)
 

Oficinas Preparatórias dos Projetos (AVE – FACE – ENCANTE – PROVE – TAL – EPA – DANCE – FESTE)1 Horário: 9h às 16h. Local: CETEP Bacia do Jacuípe Abertura do III Encontro Territorial de Arte e Cultura Estudantil Cortejo Cultural.

 

Apresentações Artísticas Mesa de Abertura: “Pertencimento e Protagonismo Juvenil na construção da Identidade do Território”, com as presenças de Tony Teófilo e Ernesto Marques.

 

Exposição do AVE Exposição do EPA Apresentação do FESTE Horário: 18h Local: Centro Cultural Elofilo Marques / Ipirá

 

Dia 27/10 (Sexta-Feira)

 

Apresentações do ENCANTE Horário: 9h

Mesa Temática: EPA e AVE Horário: 9h30min

Mostra do PROVE Horário: 10h

Mesa Temática: “Como me tornei Escritor” Horário: 10h30min

Apresentações do TAL Horário: 11h

Apresentações do DANCE Horário: 14h

Apresentações do FACE Horário: 15h Encerramento – com divulgação dos escolhidos para representar o Território na Etapa Estadual Horário: 16h

 

Equipe Gestora – NTE 15 – Território Bacia do Jacuípe Nívea Maria Gomes Araujo Diretora Adílio Silva Soares Coordenador – CODEB Mary Carmem Soares Barretto Coordenadora – COARE Aldemir de Souza Silva Professor Articulador dos Projetos Artísticos e Culturais.

Compartilhar
Tuitar
Please reload

NOTÍCIAS RECENTES
Please reload

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados