Profissionais de Saúde serão capacitados no Dia de Combate ao AVC

22/10/2017

Responsável pela morte de uma pessoa a cada hora na Bahia, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) – popularmente conhecido como derrame – é uma das principais causas de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. Para difundir informações sobre prevenção e tratamento da doença, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promove na quinta-feira (26), seminário em comemoração à Semana Mundial de Combate ao AVC. O encontro será realizado no auditório do edifício anexo à instituição, das 8 às 12h.

De acordo com a programação divulgada pela Unidade de AVC do Hospital Roberto Santos (UAVC-HGRS) – que é referência na assistência a pacientes com AVC na Bahia – convidados de ampla experiência na área irão compartilhar seus conhecimentos com a comunidade durante o evento. Poderão participar da atividade profissionais, estudantes e residentes das diversas categorias que integram o quadro de saúde do HGRS.

Além do seminário, a agenda da campanha de combate ao AVC irá contar com “adesivaços”, panfletagens, palestras, alongamento e práticas integrativas ao ar livre, distribuição de material informativo e exibição de vídeos de mobilização nos sites e redes sociais da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria Municipal de Salvador (SMS), nas estações do metrô de Salvador e nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Todas essas ações acontecerão de 21 a 29 de outubro, conforme planejamento da organização-não-governamental Rede Brasil AVC.


Seminário do HGRS em Comemoração ao Dia Mundial de Combate ao AVC

Data: 26/10/2017, das 8 às 12h
Local: auditório do edifício anexo ao HGRS
Público-alvo: profissionais, estudantes e residentes das diversas categorias que integram o quadro de saúde do HGRS
Inscrições: www.ensinoepesquisahgrs.blogspot.com.br

Programação:

• 8h – Credenciamento 
• 8h30 – Mesa de abertura 
• 9h – Palestra 'Cenário do AVC na Bahia', com Mariana Almeida M. Gibaut (enfermeira e professora da Universidade Federal da Bahia – Ufba) 
• 9h30 – Palestra 'É possível prevenir a doença que mais mata no país?', com Heder Silva (enfermeiro de referência da emergência adulto do HGRS, enfermeiro assistencial da UAVC-HGRS e preceptor de estágio curricular da Unijorge) 
• 10h – Palestra 'É possível tratar a doença que mais mata no país?', com Thiago Santos Nascimento (médico residente de neurologia do HGRS) 
• Mesa-redonda 'O cuidado em AVC: aspectos relevantes na perspectiva multiprofissional', com moderação de Jailda Almeida (enfermeira de referência da UAVC-HGRS e enfermeira do Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos – Complexo Hupes) 
• 10h30 – Palestra 'Terapia trombolítica do AVCI no HGRS', com Caroline Cunha (neurologista da UAVC-HGRS) 
• 10h50 – Palestra 'Intervenções do fonoaudiólogo frente ao paciente com AVC', com Camila Barbosa dos Santos (fonoaudióloga da UAVC-HGRS) 
• 11h10 – Palestra 'Preparo para alta hospitalar pós-AVC', com Carolina Santana da Silva (enfermeira intensivista da UTI neuroclínica do Hospital Santa Izabel e enfermeira assistencial da UAVC-HGRS) 
• 11h30 – Palestra 'Reabilitação funcional pós-AVC', com Iara Maso (fisioterapeuta da UAVC-HGRS) 
• 11h50 – Discussão 

  •  

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Compartilhar
Tuitar
Please reload

NOTÍCIAS RECENTES
Please reload

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados