Arany Santana empossada na secretaria de Cultura

03/10/2017

 

O governador Rui Costa deu posse à nova secretária de Cultura do Estado, na tarde desta segunda-feira (2), em cerimônia realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A pasta passa a ser comandada por Arany Santana, que deixa a diretoria do Centro de Culturas Populares e Identitárias, vinculado à Secretaria de Cultura (SecultBA).

 

Arany assumiu no lugar de Jorge Portugal, que pediu demissão. É a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo.

 

“Me sinto absolutamente à vontade porque já estava lá há algum tempo e a gente vai dar continuidade, fortalecer as ações importantes e estruturantes da nossa Secretaria”, afirmou Arany, que já passou por secretarias municipais e estaduais, é educadora, atriz e ex-diretora do bloco afro Ilê Aiyê.

 

“É a primeira mulher na Secult, negra, e a sugestão que eu dei a ela é que consiga ouvir todas as linguagens, todas as áreas da cultura”, afirmou Rui Costa, defendendo a regionalização da cultura como uma prioridade da pasta. 

 

“Sai um negro, entra uma negra e esta é uma forma da Bahia mostrar o quanto ela tem avançado em determinadas pautas e reivindicações", avaliou Jorge Portugal. "Não vai haver transformações abruptas de maneira nenhuma, o que está engatilhado vai ser feito. O que vai acontecer é se aprofundar naquilo que foi pensado até aqui”, completou Portugal. 

 

Artistas, personalidades e representantes de entidades culturais também prestigiaram o evento. “Estou duplamente feliz. A primeira vez que estamos vendo uma secretária negra que vai substituir um secretário negro, coisa inédita aqui na Bahia e a expectativa é que não pare por aí”, destacou o presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos Santos, o Vovô, que participou da mesa da cerimônia. 

Compartilhar
Tuitar
Please reload

NOTÍCIAS RECENTES
Please reload

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados