Buscar

Com refluxo da epidemia, município reabre leitos de UTI para covid

Devido ao aumento de pacientes hospitalizados por covid-19, a prefeitura decidiu reativar oito leitos de UTI no Hospital Campanha de Feira de Santana. Com isso o número de leitos de UTI aumentou de 10 para 18. A unidade também conta com 40 leitos clínicos.



A prefeitura de Feira de Santana havia solicitado ao Ministério da Saúde a reativação dos leitos, com recursos federais. O pedido foi feito em 03 de novembro, mas como ainda não houve a autorização, o município resolveu reativar com recursos próprios. A desativação aconteceu em outubro, quando houve uma queda acentuada no número de casos, reduzindo a quantidade de internações.


"Manter os leitos abertos seria um desperdício de recursos públicos, já que não estavam sendo utilizados", explica a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas. O município atingiu o pico de contágio em julho com 3.204 casos positivos. Em outubro, apresentou queda de 39,57%, com 1.936 casos.


O Hospital de Campanha foi implantado no dia 4 de junho, com 10 leitos de UTI e 50 enfermaria. No dia 7 de julho, a prefeitura implantou mais 8 leitos de UTI. Desde a abertura, a unidade já atendeu 405 pacientes.


De acordo com o painel Epidemiológico da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), até terça-feira, 24, a taxa de letalidade do coronavírus no município é 1,68%, bem abaixo do Brasil (2,8%) e da Bahia (2,10%).


O município teve 14.479 casos confirmados entre 6 de março e 24 de novembro, sendo que 13.289 estão livres da doença, ou seja, 91,7% dos pacientes.


0 comentário

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados