Buscar

Estado inaugura novo Clériston dia 29

O novo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA 2), em Feira de Santana, deve entrar em funcionamento no dia 29 de junho, com 40 leitos de UTI, para o tratamento dos pacientes mais graves da covid-19. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5), pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, em suas redes sociais.

“Serão 60 leitos exclusivos para Covid, sendo 40 de UTI. Terá ainda tomografia, ressonância e toda a infraestrutura necessária” disse o secretário, destacando que o HGCA2 será o maior centro de excelência de saúde do interior.

O governo do estado informa que o investimento é superior a R$ 50 milhões, entre obras físicas e aquisição de equipamentos.

A nova unidade possui 8 mil metros quadrados, divididos em três pavimentos. No andar térreo será instalado o setor de bioimagem, com dois tomógrafos e ressonância, bem como o maior Centro de Hemorragia Digestiva do interior do estado. O primeiro pavimento será destinado aos 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e o segundo terá o segundo maior centro cirúrgico do estado, com 12 salas operatórias. O prédio terá uma estrutura moderna e será o primeiro hospital "4.0" da Bahia, o que significa que não haverá prontuários preenchidos manualmente.

Atualmente, os pacientes com o coronavírus já contam com 10 leitos exclusivos, no HGCA 1, e outros 40, no Hospital da Criança, sendo 30 pediátricos (10 de UTI) e 10 adultos (gestantes e puérperas). A prefeitura abriu o chamado hospital de campanha, que terá 10 leitos de UTI mas começou a funcionar com a metade, nesta quinta-feira (04).

BANNER - BAHIA - 728x90px - CUIDANDO DA

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados