Buscar

Vacinação contra a gripe para idosos tem dois pontos com sistema drive thru

Seguindo novas estratégias para a campanha nacional de vacinação contra a influenza, a Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando a vacinação de idosos em 'drive thru', quando o atendimento é feito dentro do veículo. A estratégia inicia nesta terça-feira, 24, na saída E1 do Shopping Boulevard (próximo a academia Selfit) e no estacionamento da UniFTC (localizado na rua Artêmia Pires, bairro Sim) das 13h às 17h.

Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identidade e, caso possua, caderneta de vacinação. Os atendimentos serão por ordem de chegada. O jornalista Rafael Velame fez imagens (veja abaixo) na tarde desta terça-feira mostrando a longa fila de carros que se formou para receber a vacina no shopping.

A estratégia de drive thru segue até 27 de março, nos dois locais, das 8h às 17h.

"A vacina é oferecida exclusivamente ao idoso, o que não impede que outra pessoa esteja conduzindo o veículo", explica a Secretária de Saúde Denise Lima Mascarenhas.

A estratégia visa reduzir a exposição de pessoas da terceira idade em aglomerações, devido ao coronavírus (Covid-19).

"O drive thru é fundamental no sentido de reduzir a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, oferecendo pontos de atendimento rápido para quem pode se dirigir de carro. A nova estratégia não exclui as outras, e a vacinação nas unidades continua", enfatizou a Secretária de Saúde.

A campanha de vacinação contra influenza segue entre os dias 23 de março a 22 de maio, tendo como dia D de mobilização nacional o dia 9 de maio. A meta é vacinar 90% de cada público alvo.

Não há contraindicação para a vacina, porém pessoas com febre devem adiar a vacinação e pessoas com alergia a proteína do ovo devem comunicar ao profissional de saúde.

A primeira etapa da campanha atende exclusivamente pessoas acima de 60 anos de idade e trabalhadores da saúde. Os idosos devem procurar as unidades de saúde entre os dias 23 de março a 15 de abril, já os profissionais de saúde serão vacinados no local de trabalho.

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados