Buscar

Fake News? O alvo não é Zé Neto, mas o Ministério Público


O deputado federal Zé Neto recorreu à polícia para denunciar pessoas que divulgaram conversa dele no WhatsApp, que o deputado afirma ser falsa, com um interlocutor não identificado.

O alvo da divulgação, porém, claramente não é o deputado e sim o Ministério Público. É uma tentativa de caracterizar que a promotoria atua contra Zé Ronaldo a serviço de Zé Neto ou do PT.

O MP, por isso, é quem deve ser o maior interessado em identificar o autor do crime. A não ser que a conversa não seja falsa. Mas é o que parece.

O diálogo tem toda a pinta de ser montado. É bastante óbvio e primário. Enfiaram no espaço de uma só tela de conversa todos os chavões e maquinações possíveis: "Vamos tomar Feira", "Ele [Ronaldo] não pode ser chamado para Brasília", "nosso amigo do MP" (referência velada ao promotor Tiago Quadros, que é quem tem efetivamente tomado a frente das iniciativas que denunciam fraudes milionárias da Saúde), "bater até 2020", e "os blogs já estão prontos".

Muita bobagem para tão pouca conversa. Com o desempenho sofrível na eleição e a adesão a Bolsonaro na última hora, Ronaldo simplesmente não tem cacife para função importante em Brasília. A ação do MP contra ele pode ter atrapalhado um pouco? Pode. Mas é preciso considerar também que Ronaldo desafiou a liderança de ACM Neto e portanto, tem adversários dentro de casa, que podem boicotá-lo muito mais do que os opositores em Feira. Além do mais o governo Bolsonaro não tem hesitado em nomear ou manter gente encrencada com a Justiça, portanto, este não seria efetivamente um problema caso houvesse vontade de nomeá-lo.

A insinuação contra os blogs que "já estão prontos" é igualmente ridícula. A imprensa em geral reproduz sem questionar o que recebe das assessorias. Como ocorreu recentemente, a favor de Ronaldo, cuja rede de sustentação política e midiática fez chegar ao noticiário uma matéria sobre aprovação do Tribunal de Contas dos Municípios ao agora denunciado contrato com a COOFSAÚDE.

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados