Buscar

Rui bateu recorde de votos válidos desde a eleição de 86, primeira pós-ditadura

O governador Rui Costa foi eleito para um novo mandato com o maior percentual de votos válidos desde o fim da ditadura. O governo militar se encerrou em 1985 e a primeira eleição para governadores dos estados ocorreu no ano seguinte.

Os 75,5% de Rui superaram o recorde deste período, que estava com a eleição de 1998, quando César Borges teve 69,9% dos votos (VEJA TABELA NO FINAL DESTE TEXTO).

Aquela eleição foi a primeira da polarização PT x carlismo, que perdura até hoje. O segundo colocado em 98 foi Zezéu Ribeiro, com 15,1% dos votos válidos. 2018 foi o sexto pleito seguido em que carlismo e petismo se revezam na primeira e segunda colocação, sendo a quarta vitória consecutiva do PT

Agora só faltou 1,57 ponto percentual para a vitória de Rui ser um recorde também na distância entre o primeiro e o segundo colocado.

Este recorde pertence à citada eleição de 1998. A distância entre Borges (que concorreu pelo PPB) e Zezéu foi de 54,8 pontos, enquanto entre Rui e Zé Ronaldo foi de 53,24.

Ronaldo recorreu na última semana a um apoio a Jair Bolsonaro, o que pode ter ajudado a impulsionar em alguns pontos percentuais sua candidatura, que chegou a 22% dos votos válidos, quando o Ibope na véspera lhe dava 17%.

Apesar do fraco resultado, Ronaldo avaliou que a candidatura foi bem sucedida por ter "plantado o nome bem plantado na Bahia".

0 comentário
BNR-728X90px-OBRAS-DE-INFRAESTRUTURA-EMB