Buscar

Quanto vai custar a campanha para o governo da Bahia?

Vão ser só R$ 10 milhões para o PT e R$ 6 milhões para o DEM.

O "só" é porque estes valores estão bem abaixo do que foi gasto há quatro anos. A estimativa atual do PT corresponde a 22% do custo de 2014 de acordo com a prestação de contas do partido. No caso do DEM, são 28% do valor gasto na eleição passada. Compare no gráfico abaixo a diferença.

O corte se deve ao menor volume disponível depois que a doação de empresas foi proibida. Quase todo o dinheiro agora vem do fundo eleitoral e do fundo partidário, que é distribuído entre os partidos, para que estes decidam como ratear nas campanhas. Dinheiro público, oriundo do pagamento de impostos.

O dinheiro é fácil mas é pouco, comparado à farra das doações das empresas (que depois vinham cobrar fazendo negócios com o governo, ajudadas pelo patrocinados eleitos).

A verba menor é um dos motivos para a campanha também ter sido encurtada, principalmente o horário eleitoral, que terá 35 dias este ano, contra 45 na eleição passada. A produção destes programas para o rádio e TV costuma ser o principal custo das campanhas.

BANNER - BAHIA - 728x90px - CUIDANDO DA

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados