Buscar
  • Glauco Wanderley

#liberarui, imploram estudantes de Medicina da Uefs ao governador


Foto: Ed Santos, Acorda Cidade

O que é um simples ambulatório para um governo que vem investindo pesado em unidades de saúde de pequeno e grande porte e que em Feira durante o mandato de Rui Costa entregou uma UPA, uma policlínica regional, uma maternidade no Hospital da Criança e uma grande reforma, com ampliação da emergência do Clériston Andrade?

Mas o ambulatório em questão é para a Uefs e tudo que diz respeito à Uefs vira complicação. Os estudantes de Medicina resolveram enfim se mobilizar para cobrar uma solução para o caso, que se arrasta há seis anos. E atribuem ao governador Rui Costa o poder de resolver, com a campanha lançada em redes sociais com a hashtag #liberarui. Hoje eles partiram para o mundo físico, com manifestação no campus.

O estado, como se sabe, já tem a resposta padrão: a Uefs tem seu próprio orçamento e autonomia para geri-lo. Pode decidir sozinha e abrir a unidade que prestaria atendimento à população ao tempo em que serviria ao aprendizado dos estudantes de Medicina.

A reitoria, porém, tem seguidamente vindo a público afirmar uma brutal redução de verbas, que hoje não seriam suficientes nem para o que já existe, que dirá para implantar novos serviços. Carta aberta divulgada no final de junho aponta risco de perda de R$ 20 milhões do orçamento inicial previsto para 2018, de R$ 73 milhões. Recebendo quase 30% a menos do orçamento, a autonomia fica só na teoria.

Primeiro o ambulatório demorou muito a ficar pronto. Uma demora incompatível com o pequeno porte da obra. Agora está pronto há dois anos e não funciona.

Talvez não interesse aos donos do poder, pois estando sob o comando da Uefs provavelmente não terá sua direção e demais cargos prenchidos por indicação política de nenhum deputado. Nem pelo quase todo poderoso Zé Neto nem pelo aspirante Ângelo Almeida ou qualquer outro que surja nestes tempos de garimpo do voto.

#Uefs

BNI_R-08_HOSPDACRIANÇA_728x90px_SECOM.pn

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados