Buscar
  • Glauco Wanderley

Em enquete de internet, Ronaldo ganha no primeiro turno


Enquetes de internet não têm qualquer valor científico e são extremamente propícias a manipulações. Basta mobilizar amigos e forçar a vitória de quem o grupo quiser.

Numas dessas, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, está goleando Rui Costa. Neste momento em que escrevo, tem 55% das respostas a seu favor, na questão "Em quem você votaria para governador da Bahia?". O atual mandatário do estado tem somente 33%. Em situação feia mesmo fica João Gualberto, que disputa com Ronaldo o protagonismo na oposição mas nessa eleição informal perde até de João Henrique. De João Santana, do partido de Lúcio Vieira Lima, pode-se dizer que praticamente não existe.

Como dito, essas amostras são desprovidas de qualquer valor científico, mas isso não impede os interessados de cantar vitória e com isso tentar criar clima favorável à candidatura.

Tanto elas podem ter influência no jogo que são proibidas pela justiça eleitoral a partir de 20 de julho. A regulamentação inclusive define o que são as enquetes: "a simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização. Esse tipo de consulta informal depende apenas da participação espontânea do interessado".

O problema é que na internet não é nada fácil controlar coisa alguma. No site que hospeda a referida enquete pró-Ronaldo, basta um email para criar o questionário. Ou seja, qualquer um anonimamente pode continuar especulando com a informação, até o dia da urna falar.

#eleições2018 #JoséRonaldo #RuiCosta

BNI_R-08_HOSPDACRIANÇA_728x90px_SECOM.pn

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados