Buscar

MapBiomas lança novo projeto sob coordenação da Uefs

No período de 19 a 21 de março, será realizada em Feira de Santana a 12ª Reunião Técnica do Projeto Mapbiomas. O evento está programado no Hotel Ibis, com abertura às 14h30 desta segunda-feira. Iniciado em 2015, o MapBiomas Brasil tem o propósito de produzir mapas com periodicidade anual dos Biomas continentais brasileiro e da zona costeira, visando subsidiar a quantificação do balanço de emissão/sequestro de gases de efeito estufa provocada pelas conversões entre elementos da paisagem, a exemplo da supressão de florestas, aumento de áreas de pastagens e áreas de reflorestamento.

Para tanto, foi constituída uma rede nacional formada por organizações não-governamentais, por universidades e por empresas, congregando especialistas em sensoriamento remoto e em tecnologias da informação para encontrar soluções de produção de mapas em grande escala, com baixo custo e atendendo padrões mínimos de qualidade cartográfica.

Os produtos do Mapbiomas estão disponíveis gratuitamente no portal do projeto e podem também ser baixados para tratamentos e usos específicos. Já foram produzidos dois conjuntos de mapas de todo o Brasil, denominados coleções. A atual coleção (Coleção 2.3) abrange o período de 2000 a 2016 e incorporou métodos de inteligência artificial na classificação das imagens de satélites.

No dia 21 de março, às 15 horas, ocorrerá na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o lançamento do projeto que produzirá uma plataforma para monitoramento de processos de desertificação no Bioma Caatinga, o MapBiomasARIDA. Essa nova plataforma do MAPBIOMAS será desenvolvida pela equipe do Mapbiomas, sob a coordenação da Uefs, com acompanhamento técnico do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Combate a Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. No dia 22, haverá a Conferência de Campo no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na cidade de Lençóis.

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados