Buscar

Secretaria lança livro digital referenciado na realidade da Bahia


Os estudantes da rede estadual de ensino terão acesso ao livro digital 'Bahia, Brasil: identidade, trabalho e inovação', lançado pela Secretaria da Educação do Estado nesta quarta-feira (8), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Referenciado na realidade da Bahia, no âmbito do Projeto Ciência na Escola, a publicação aborda diversas áreas do conhecimento, de forma ilustrativa e dinâmica, possibilitando que o estudante perceba a conexão existente entre sua vida e tudo o que ele aprende na escola. A versão de lançamento está disponível no Portal da Educação.

O lançamento teve a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que destacou a importância desse instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “A ideia de se trabalhar um livro digital é permitir, inclusive, que, a partir da realidade aumentada, os estudantes possam migrar do conteúdo que está no livro para um outro conteúdo que os interessa. Então, a lógica de modificação não é a mudança tecnológica, mas a mudança pedagógica. Portanto, é fundamental que essas ferramentas sejam utilizadas de maneira que a gente crie as condições para que você possa exatamente fazer fluir esse conteúdo”, afirmou.

Ainda de acordo com Pinheiro, a obra virtual visa apoiar e motivar os professores a desenvolverem uma pedagogia baseada na realidade dos Territórios de Identidade da Bahia, seguindo a ideia da sala de aula contextualizada no século XXI. A publicação faz parte também das ações estratégias adotadas pela secretaria no âmbito do projeto e-Nova Educação, que está sendo desenvolvido nas escolas em parceria com o Google. “O e-Nova Educação inclui, ainda, a formação dos gestores e professores, com o objetivo de fortalecer o eixo pedagógico nas escolas, e um Ambiente Virtual de Aprendizagem de última geração, que dinamiza os processos de ensino e aprendizagem, se configurando em uma rede social de conhecimentos, integrando estudantes e professores”, explicou Pinheiro.

Segundo o editor do livro, Vinicius Saraceni, o exemplar terá três versões, incluindo acessibilidade. “A primeira versão é muito próxima de um livro tradicional; é possível mudar as páginas, dar zoom para aproximar a leitura do texto e busca por palavras no conteúdo. A segunda versão é a de acessibilidade, voltada para todos que têm baixa visão ou dificuldades de ler no dispositivo digital, na qual todas as imagens estão transcritas e todo o conteúdo pode ser escutado como se fosse um áudio-livro. Já a terceira, que será disponibilizada no decorrer dos próximos meses, é a conversão do livro num grande conjunto de pequenos aplicativos onde cada um deles vai permitir maior interação do aluno e professor com o conteúdo”.

Eixos temáticos

O livro digital é dividido nos eixos temáticos: Espaço, Paisagem, Vitalidade, Identidade, Trabalho e Inovação. O primeiro eixo aborda as temáticas 'Do Universo à Bahia' e 'Territórios de Identidade'. O eixo Paisagem trata de questões como a Biodiversidade, destacando características dos biomas, da água e do clima. Já o eixo Vitalidade faz uma abordagem da Energia da vida, da Fotossíntese, da força e do trabalho, passa por aspectos do corpo humano, como a fisiologia e as emoções e pela Geografia da Saúde, quando são feitas, por exemplo, explicações sobre a prevenção a doenças, como a dengue.

No eixo Identidade, os estudantes têm um recorte histórico, cultural e sociológico da Bahia, passando por temáticas como origens, povos brasileiros e baianos, patrimônio e Direitos Humanos. No que se refere ao eixo Trabalho, o livro apresenta números sobre o estado e trata de questões econômicas, como, por exemplo, das relações solidárias e caminhos para o empreendedorismo, e questões ambientais, como o destino do lixo e problemas da urbanização. Sobre Inovação, o livro trata de temáticas como atitudes sustentáveis, tecnologia no sertão, agricultura moderna, cadeia produtiva, energias renováveis e comunicação.

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados