Buscar

Banco de Leite do Hospital da Mulher necessita de doações


Atualmente com apenas 60 litros por mês, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, está precisando aumentar o estoque para suprir às necessidades de consumo das crianças internadas. A pouca demanda é decorrente do período festivo, fazendo com que o reabastecimento caia em torno de 40%, já que a quantidade ideal é de 100 litros por mês.

Os 11 bebês que estão internados na UTI, UCI (berçário) e no Método Canguru do Hospital contam somente com 2 litros por dia, uma quantidade abaixo do esperado (acima de 4 litros).

Para doar basta procurar o Banco de Leite das 7 às 19hs, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7 às 13hs. Ainda, as pessoas interessadas podem obter mais informação através do telefone (75) 3602-7156.

Coleta em dezembro foi menos da metade do leite distribuído

De acordo com a enfermeira da assistência do BLH/HIPS, Patrícia Silva, no mês de dezembro foram distribuídos 93 litros de leite para os recém-nascidos prematuros e coletados apenas 40 litros.

“Esse baixo estoque é característico da época como o Natal, Réveillon e Carnaval, período em que as doadoras estão viajando. A doação é um ato voluntário. É importante lembrar que a mãe doe o excedente”.

O abastecimento do estoque é realizado por mulheres que vão até o banco de leite do hospital ou optam pelo serviço de rota (coleta domiciliar). Para a doação através do serviço de rota, feito em parceira com a equipe do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, a voluntária é orientada como realizar a ordenha, o armazenamento e, em seguida, o leite ser coletado.

0 comentário