Buscar

Rui é o que mais prometeu, o que mais cumpriu e o que mais está devendo

Nenhum candidato a governador prometeu mais na campanha de 2014 que Rui Costa. E ninguém cumpriu mais promessas que o governador baiano. Por esta razão, o petista é o governador brasileiro com maior número de promessas cumpridas e é ao mesmo tempo o que tem mais promessas a cumprir. O placar está em 47 para o feito e 47 para o não feito. Outras 21 propostas estão cumpridas em parte, completando o total de 115 (o segundo que mais prometeu foi Beto Richa, no Paraná, com 76). Todos os dados, de todos os governadores, estão em levantamento detalhado do site G1, que atualiza anualmente as informações.

O G1 não faz ranking, colocando Fulano em primeiro, Sicrano em segundo... Mas o governo baiano resolveu festejar, dsitribuindo a notícia "Rui é o governador que mais cumpriu promessas de campanha, aponta G1". Release enviado, prontamente reproduzido em incontáveis sites, como é regra desta nova imprensa dos tempos digitais.

Sem dúvida o levantamento é um atestado do desempenho de Rui, que confirma os bons resultados alcançados em sua administração. A propaganda de "primeiro do Brasil" é a parte questionável.

Não dá pra comparar promessas de campanha de candidatos aos governos estaduais Brasil afora. Algumas são vagas. Umas fáceis, outras ambiciosas demais. Algumas são levianas, outras feitas sem que o candidato possa garantir nada, pois dependem do governo federal e há também as que ele descobre após assumir, que a coisa não era bem como ele pensava, tanto em termos de recursos disponíveis como até na efetiva necessidade de realizar.

Cito duas de Rui para exemplificar. Ninguém mais fala do assunto, mas ele prometeu uma linha férrea fazendo transporte de passageiros entre Feira e Salvador. Era obra que dependia do governo federal. Nem com Dilma viria, pois antes dela sair, os cortes de investimentos tinham já se tornado profundos, diante da grave crise econômica que se avizinhava. Rui prometeu também um novo hospital e agora prefere falar em reforma do HGCA + construção de um anexo, o que talvez faça mais sentido efetivamente.

E se compararmos às promessas de outros eleitos Brasil afora? No Maranhão, só falta a Flávio Dino cumprir três. Isso significa que ele fez mais ou menos que Rui Costa? Das três que faltam, uma é de uma ousadia espetacular, tratando-se de um dos estados mais pobres do país: retirar da linha de pobreza extrema as famílias maranhenses. Só que, ao todo, o governador daquele estado somou 37 promessas. Isso é menos do que as 47 que Rui cumpriu e do que as 47 que falta cumprir. No entanto, Dino cumpriu integralmente segundo o G1, 59% do prometido, restando para o último ano do mandato 32% que está parcialmente cumprido e 8% ainda descumprido.

Quem cumpriu o maior número de promessas após Rui foi o paulista Geraldo Alckmin. 34 de um total de 68 segundo o G1. Percentualmente cumpriu a metade e portanto fez mais que o governador baiano, que realizou 41%. Para atingir os mesmos 50% do tucano, Rui teria que ter cumprido 57, dez a mais do que o realizado até o momento.

As 21 promessas cumpridas em parte por Rui representam 18% do que propôs. As 17 parcialmente cumpridas por Alckmin são 25%. Portanto, novamente "fez mais" que Rui.

Mas dá para dizer que, de fato, Alckmin realizou mais? Não. Não dá pra estabelecer um critério inquestionável sobre isso. No meio das promessas cumpridas de Alckmin estão miudezas como "ampliar programa de escolta de presos", "usar drones para vigiar presídios" e "ampliar automatização de portas de celas".

Rui também teve suas barbadas, como "incluir cadeira do afoxé no Conselho de Cultura", "garantir direito a acompanhante para grávidas" e mesmo "contribuir com o custeio das UPAs".

Há também promessas fáceis de Rui que não foram cumpridas e coisas grandiosas que deveriam, mas não serão. No primeiro caso, "transferir o Iderb para Secretaria de Cultura". No segundo, "universalizar os serviços de saneamento básico".

Certo é que a dívida dos governos com a sociedade é muito grande. Rui Costa está quitando um pedacinho dela.

Em novembro de 2015, com o ministro Gilberto Kassab e o prefeito ACM Neto, Rui Costa inaugurou a estação Bonocô do metrô, que é uma das suas principais realizações no comando do estado (Foto: Manu Dias/GOVBA)

0 comentário

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados