Buscar
  • Glauco Wanderley

Festa de Santa Bárbara tem caruru e ecumenismo religioso em Feira de Santana


O dia de Santa Bárbara foi comemorado nesta segunda-feira (04), em Feira de Santana, com uma missa, pela manhã, na Igreja Senhor dos Passos, seguida pela distribuição do caruru ao meio-dia, no Centro de Abastecimento, e depois com muito samba de roda.

Este ano, o cortejo com a santa foi carregado pelo Carro do Corpo de Bombeiros. O padre Wilson Marques comentou sobre o diálogo inter-religioso relacionado com Santa Bárbara. Para ele, Deus não olha para religiões e sim para cada ser humano. O respeito é fundamental entre as religiões e o Dia de Santa Bárbara é sempre comemorado de forma ecumênica.

Segundo padre Wilson, as comemorações ao Dia de Santa Bárbara com o tradicional caruru tem relação com o sincretismo religioso e a influência da cultura africana.

Delorme Matins, administrador do Centro de Abastecimento, explicou que os preparativos para o caruru este ano envolveram cerca de 70 pessoas. A organização da festa contou com toldos, palanque e o caruru foi preparado por uma equipe de cozinheiras e nutricionistas. Cerca de três mil almoços foram distribuídos na área do restaurante popular.

“Foram cinco mil quiabos, 600 Kg de caruru, 450 Kg de vatapá 450 Kg de frango e 400 Kg de arroz. Contamos com o apoio da prefeitura, da empresa que administra o restaurante popular e a parte festiva é feita pelos comerciantes”, disse.

Fonte: Acorda Cidade

#SantaBárbara #FeiradeSantana #caruru

728×90_MAIS_SAÚDE_BAHIA_0520_ACOES_FEI

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados