Buscar
  • Glauco Wanderley

Secretaria realiza pré-matrícula para estudantes com necessidades especiais


A pré-matrícula para os estudantes da Educação Inclusiva, na rede estadual de ensino, começou nesta segunda-feira (13) e prossegue na terça (14). O processo é direcionado a estudantes com necessidade educacional especial (com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, ou altas habilidades/superdotação), com ou sem diagnóstico comprovado, que não concluíram o ano letivo 2017 em uma unidade escolar e tenha interesse em ingressar ou regressar à rede estadual de ensino em 2018. O processo acontece, exclusivamente por meio do endereço eletrônico. No site, os pais ou responsáveis preenchem uma ficha simples, informando o tipo de deficiência que o estudante possui, se apresenta transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Para confirmar a matrícula, os pais e responsáveis deverão entregar a documentação (original do histórico escolar, original e cópia da carteira de identidade ou certidão de registro civil e original e cópia, com data recente, do comprovante de residência) na unidade escolar que for indicada no cadastro pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE), nos dias 25, 26 e 29 de janeiro de 2018. “Com isso, os gestores, coordenadores e professores já poderão preparar o ambiente escolar de acordo com as necessidades de seus alunos - quantos intérpretes de Libras vamos precisar? Vamos precisar de rampa, de um braillista? Se houver superdotado, já saberemos que vamos precisar de um professor especialista em altas habilidades. Então, é muito importante esse planejamento para evitar surpresas e desconforto do professor que não sabe como lidar com aquela situação que, para ele, muitas vezes é nova”, afirma Patrícia.

A pré-matrícula, completa a coordenadora, é um processo consolidado pela Secretaria da Educação, com a implantação, em julho deste ano, das Diretrizes da Educação Inclusiva. “Desde 2014 que buscamos ajuda de outros estados, como Minas e Rio Grande do Norte, porque não dá para fazer Educação Inclusiva sem planejamento e hoje, quando a secretaria adota esse processo, através do qual as famílias já podem acessar de casa ou de qualquer computador que tenha acesso à internet, é uma grande vitória para a Educação Inclusiva”.

A renovação da matrícula para os estudantes que estão matriculados e com frequência regular nas escolas da rede estadual de ensino prossegue até o dia 30 deste mês. Além de ser realizado por meio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), o estudante também pode fazer a renovação diretamente na unidade escolar onde está concluindo o ano letivo de 2017.

#EducaçãoInclusiva #prématrícula #redeestadualdeensino

DISPLAY-ESTATICO_728x90px_01.png

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados