Buscar
  • Glauco Wanderley

Chuvas na Chapada Diamantina levam esperança à população


As fortes chuvas que atingem a região da Chapada Diamantina, neste início de semana, trouxeram esperança para os moradores das cidades e das zonas rurais. O longo período de estiagem foi interrompido, na madrugada de domingo (12) para segunda (13), por chuvas que amenizaram a situação quase que em todo o território. São registradas chuvas em diferentes municípios, como Iraquara, Itaetê, Boa Vista do Tupim, Andaraí, Souto Soares, Utinga, Wagner, Morro do Chapéu, Nova Redenção, Ibicoara, Ituaçu, Barra da Estiva, Ruy Barbosa e outras localidades. As chuvas também auxiliaram os rios e cachoeiras a ganhar volume, justamente na véspera do feriadão da Proclamação da República, que começa nesta quarta-feira (15).

Para o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais em Andaraí (Cifa), Homero Vieira, a chuva é um momento de alívio para a população da Chapada Diamantina, que sofreu com focos de incêndio nos últimos meses de setembro e outubro. “A chuva sempre nos traz um alívio. É um momento para relaxarmos. Água correndo nos córregos, riachos e rios é um sinal de renovação para a região da Chapada”, salienta Vieira ao Jornal da Chapada. Ele ainda completa: “É hora de planejar, avaliar as nossas ações. Não podemos esquecer que desde 2012 os maiores focos de incêndio ocorreram entre o final de novembro a meados de janeiro”.

Em Ituaçu, a chuva deve auxiliar moradores da zona rural com o plantio. É o que acredita o proprietário de pousada em Ituaçu, Phellipe Brito. “Graças a Deus começou a chover novamente. Agora é sair da seca, o negócio não estava bom não. Mas com essa chuva vai ajudar os agricultores. É momento de comemorar. A previsão aponta para mais chuvas esta semana. Nesta terça-feira, por exemplo, a previsão é que chova ao menos 60 milímetros. O povo do campo está todo alegre. Os poços artesianos devem ter seus volumes normalizados também”, diz Brito. Em Barra da Estiva, Daniel da Publicidade, dono do site Sudoeste Notícias, disse que choveu muito e que a cidade precisava da chuva devido ao período de seca.

Fonte: Jornal da Chapada

#ChapadaDiamantina #chuva

728×90_MAIS_SAÚDE_BAHIA_0520_ACOES_FEI

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados