Buscar

Vereadores tentam interferir na educação municipal

Isaías de Diogo conseguiu aprovar projeto na Câmara municipal que "assegura" leitura bíblica nas escolas. Não entra em detalhes sobre como e em que momento isto se daria. Mas se a prática for de fato adotada, vai comprometer, é claro, o tempo destinado ao que está previsto no currículo.

Talvez animados pelo sucesso do colega, outros dois vereadores pretendem aprovar acréscimos ao conteúdo ensinado às crianças no município.

Edvaldo Lima propõe trazer de volta a Educação Moral e Cívica, criação da ditadura militar que pretendia incutir patriotismo e valores morais nos estudantes.

Cíntia Machado é mais pragmática e deseja ver os estudantes aprendendo educação financeira.

O primeiro ainda não apresentou projeto. O de Cíntia já ia para votação mas foi adiado pela autora quando o líder do governo, Lulinha, levantou-se contra a ideia, preocupado com o aumento de despesas.

"Eu não falo para contratar professor. Falo para colocar na grade curricular a educação financeira. É coisa de cidade do primeiro mundo, que estou tentando trazer para Feira de Santana. A escola particular da minha filha tem educação financeira", argumentou.

Já Edvaldo Lima explicou que pretende apresentar o projeto para que "todas as segundas-feiras pela manhã, quando abrirem as escolas lá estejam as crianças adolescentes, e jovens cantando o hino nacional, cantando o hino à bandeira do seu estado, do seu município". Ele tem esperança de que as aulas corrijam comportamentos e melhorem imagens desgastadas. "Isso é ensinar a ser patriota, a respeitar pãe e mãe, o religioso, o político, que não é respeitado nessa nação", pontificou, em defesa da proposta.

Até hoje a Secretaria Municipal de Educação nunca se manifestou sobre as ideias que rondam as escolas, nascidas dentro de uma Câmara de Vereadores na qual quase a totalidade dos membros é incapaz de falar durante um minuto sequer sem cometer uma série de erros de português, incluindo-se nesta condição os citados Isaías e Edvaldo.

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados