Buscar

Evangélicos demonstram poder e restringem liberdades individuais


Passou fácil na Câmara de Feira de Santana o projeto do vereador Isaías de Diogo que propõe leitura bíblica nas escolas públicas e privadas do município.

Apenas dois vereadores se colocaram contrários e dois se abstiveram. Nos discursos, apenas Eremita Mota, que é professora e o presidente, Zé Carneiro, que só vota em caso de empate, se pronunciaram contra o projeto.

A força da bancada evangélica se impôs. Mesmo quem eventualmente discorda não tem coragem de se manifestar, com medo de ser apontado como alguém contrário à Bíblia ou a Deus, ou aos bons costumes. É hábito nas votações de temas deste tipo, a ameaça velada de espalhar entre os fieis a notícia do "mau comportamento" de quem discorda da bancada religiosa.

Há argumentos absurdos, como o de Edvaldo Lima, que declarou que "a Bíblia não é religiosa, é a palavra de Deus" (veja o vídeo).

Isaías de Diogo usou como maneira de legitimar e suavizar a proposta o argumento de que não será obrigatório. "A lei propõe" e "fica assegurado (sic) a leitura bíblica" são as expressões utilizadas no projeto.

Nas escolas privadas, a medida é inócua. As escolas de confissão religiosa, evangélicas ou católicas, não precisam da recomendação e as leigas irão ignorar.

O problema está na rede pública, onde é bem provável que a existência da lei vire pretexto para constrangimento de alunos e responsáveis, de famílias pobres, vulneráveis ao doutrinamento religioso praticado por professores ou até diretores militantes, sobretudo evangélicos, que são mais ativos no proselitismo.

Existe em tramitação um outro projeto do mesmo autor que pretende estabelecer censura prévia sobre manifestações artísticas a serem apresentadas na cidade.

Ignorada pela população, a Câmara de Feira vai criando normas restritivas à liberdade individual, concebidas por vereadores extremamente despreparados, que estão longe de ser modelo de comportamento, e visam unicamente agradar seu eleitorado religioso cativo.

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados