Buscar
  • Glauco Wanderley

Ipirá, Serra Preta e Capela do Alto Alegre definem que estradas vão recuperar


Acontecem entre terça e quinta-feira audiências públicas em municípios para escolher os trechos rurais prioritários de cada localidade que vão passar por intervenções, dentro do Projeto de Estradas Vicinais, do governo do estado, para melhorar estradas em áreas rurais da Bahia. O projeto prevê obras em 62 municípios, com possibilidade de chegar a 98, segundo o governo.

Segundo o governo, “o programa realizado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) tem o intuito de realizar melhorias em vias que são consideradas intransitáveis, e realizar outras obras como construções de pontes, bueiros e de passagens molhadas — que garante o trânsito de pessoas e veículos sem interromper o escoamento do fluxo de água”.

O projeto está promovendo consultas públicas com sete consórcios, associações de municípios definidos em lei, para escolher os trechos rurais prioritários de cada localidade que vão passar por intervenções.

Até o momento, já foram definidos reparos em 11 cidades baianas: Lamarão, Biritinga, Tucano, Araci, Coração de Maria, Irará, Conceição de Feira, Conceição do Coité, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Capim Grosso, com a participação de mais de 750 moradores. A previsão é de que as melhorias sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.

Entre os critérios adotados para seleção das vias que serão restauradas está a população estimada, os indicadores de área, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e também a proximidade da estrada vicinal com as rodovias estaduais. Os consórcios baianos são: Portal do Sertão, Baixo Sul, Chapada Diamantina, Bacia do Paramirim, Bacia do Jacuípe, Sisal e Sertão do São Francisco.

O investimento previsto é de R$ 65 milhões do Banco Mundial, montante que poderá ser ampliado para R$ 90 milhões se concretizado um futuro empréstimo junto ao Banco Europeu (BEI).

Confira o cronograma das consultas públicas:

Dia 23/05 — Capela do Alto Alegre (Câmara de Vereadores, às 14h) Dia 24/05 — Ipirá (Auditório Elofino Marques, às 14h) Dia 25/05 — Serra Preta (Centro Comunitário, às 8h30)


728×90_MAIS_SAÚDE_BAHIA_0520_ACOES_FEI

Sala de Notícia - Todos os Direitos Reservados